segunda-feira, 14 de julho de 2014

Um pouco de álgebra

A matemática vem sendo construída ao longo da evolução do homem na face da terra e na antiguidade , a falta de símbolos para indicar números desconhecidos levou o homem a recorrer as palavras, mas, isso fez com que os cálculos ficassem longos e complicados.
Os filósofos gregos Aristóteles e Euclides foram os primeiros a utilizar o emprego de letras e símbolos para indicar números e expressar a solução de problemas. No entanto muito se passou até que as letras começassem a ser amplamente utilizadas para indicar quantidades desconhecidas.
Quem contribuiu de forma significativa para que isso ocorresse foi o alemão Michel Stifer(1486-1567) e aos Italianos Girolama Cardano(1501-1576) e Raffaelle Bombelli(1486-1567) . Bombelli foi autor da obra L´Álgebra, publicada em 1572, onde descrevia e relacionava vários problemas matemáticos .Mas, somente em 1560 que o matemático francês , François Viéte foi quem introduziu o uso sistemático das letras para indicar números desconhecidos e os símbolos das operações usados até hoje.Dai ser conhecido como o pai do moderno cálculo literal. Observe que a matemática é uma disciplina em eterna construção , nada veio pronto e acabado e sim por um processo de evolução que nos leva a modernidade dos dias atuais.Portanto, a álgebra é uma vertente da matemática que estuda as equações literais e resolve problemas que possuem estas equações.
Simbolismo  :   5x + 3y = 100 

Nenhum comentário:

Postar um comentário