terça-feira, 22 de julho de 2014

Como resolver um problema.

Como resolver um problema?
Essa é a principal indagação , quando nos deparamos diante desta questão. Então aqui vai um passo a passo que ajudará na resolução de um problema qualquer:
1°) Compreensão do problema.
É preciso compreender o problema.

  • Qual é a pergunta?
  • Quais são os dados?
  • Quais são as condições?

2°) Estabelecimento de um plano.

  • Já viu o problema antes?
  • Conhece algum problema parecido?
  • É possível reformular o problema?

3°) Execução do plano.

  • Execute seu plano de resolução.
  • Verifique se o caminho escolhido está correto.
  • É possível verificar se o caminho está correto?

4°)Retrospecto.

  •  É possível verificar o resultado?
  • Examinar a solução obtida.
  • A resposta tem consistência?
  • A resposta não é absurda?
Agora pesquise um problema e tente aplicar esse conhecimento para ajudá-lo na resolução. Veja um exemplo ,abaixo:
Eu tenho 48 figurinhas e meu amigo tem a metade que eu tenho, mais 20.Qual é o número de figurinhas que esse amigo possui?
Qual é a pergunta do problema?  R = Qual é o n° de figurinhas do amigo.
Quais operações serão necessárias? R=  divisão e soma
Já fez algum problema parecido? R= sim
Qual método posso resolver? R=  aritmética seria o mais fácil
Resolvendo :  a metade que eu tenho =  48: 2 = 24    mais 20  Portanto 24 + 20 = 44
Resposta : O amigo possui 44 figurinhas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário