terça-feira, 7 de agosto de 2012

Linguagem matemática e nossa língua(LP).


                                          Lingua materna e linguagem matemática.

       Ler e escrever na língua materna  é uma  forma de interpretar, explicar e analisar o mundo, mas não é a única. A Matemática é outra dessas formas que tem seus códigos e linguagem própria e um sistema de comunicação e de representação da realidade desenvolvida ao longo dos tempos. A linguagem matemática representa um papel significativo dentro da Matemática e da cultura, mas não consegue se manter isolada, pois necessita do apoio da linguagem materna para a realização da comunicação.
      A introdução da linguagem simbólica na resolução de problemas é recente, quando analisamos o desenvolvimento da própria Matemática. Ela é resultado de vários pesquisadores e estudiosos que ao longo da história fizeram suas contribuições, portanto é preciso certo empenho para a sua plena compreensão. Dessa maneira, é uma necessidade desenvolver capacidades e habilidades para lidar com a linguagem dessa disciplina.
      Tanto a linguagem materna quanto a matemática são utilizadas nas aulas de maneira oral e escrita, quando não colocadas e apresentadas de forma clara e objetiva trazem prejuízo para você, aluno.Mas, precisa haver o interesse e um mínimo de desempenho A clareza e a objetividade são requisitos para a boa comunicação e com isso evitar as interpretações e conclusões errôneas. Veja , um exercício dado a alunos de uma universidade. O professor solicitou para que os alunos escrevessem a equação que representasse a seguinte frase: “ Há seis vezes mais alunos do que professores nesta universidade” . Interessante que a resposta dos alunos foi à 6A = P  , sendo , A = alunos e P = professores , porém percebe-se a incoerência , pois se atribuirmos um valor para A = 100  obtemos  6(100) = P ou seja , 600 professores o que esta completamente errado , então para corrigir basta inverte A = 6P  agora sim, obtemos o correto resultado.
Observe que para resolver um problema algébrico devemos:
1°  ler atentamente o problema;
2° identificar as variáveis(x , y);
3° montar a equação;
4° verificar a coerência ;
5° resolver a equação.
Lembre-se : cada exercício é uma situação diferente .

Nenhum comentário:

Postar um comentário