sexta-feira, 22 de abril de 2011

Bytes e quibibytes.

Em resposta aos diversos emails recebidos pelos alunos da EE Ondina(Santo André) , como não tenho tempo para responder a cada email separadamente , procurei responder as dúvidas que me foram postas.
Em 2005, a (IEC) Comissão Eletrotecnica Internacional criou um sistema de unidades especificas para o uso no campo das tecnologias de informação e de processamento de dados a chamada Base Binária.O computador só consegue entender os numeros zero(0) e um(1) dai o nome binário, porém você pode perguntar : como todos os dados podem ser representados por apenas dois números.Não diretamente com apenas dois mas, com o arranjo entres eles, veja, para o computador entende que a letra A é 0000, B é 0001 , C é 0010 daí dá para entender que vai longe.Os fabricantes de computadores utilizam a linguagem binária e os revendedores a linguagem decimal .
Veja , para transformar base binária:
4 mebibytes em quibibytes: Lembrando que 4 = 2^2 então 2^2.2^20/ 2^10 = 2^22/2^10 pela propriedade das potencias 2^22-10 = 2^12(dois elevado a doze)
lembre-se unidades diferentes : divide
Unidades maiores para byte : multiplica.
Bons estudos.E desculpas pela demora na resposta.Mas, também estou estudando( 2° pós) e disponho de pouco tempo.Abraços.

7 comentários:

  1. não entendi nada!!!

    ResponderExcluir
  2. como que faz isso isso 2 mebibytes em quibibytes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto vale o mebibyte, no caderno do aluno voce descobre que vale 1MeB = 2^20(dois elevado a vinte) este sinal^significa elevado . Como temos 2 MeB então 2.2^20 que é igual(aplicando a propriedade das poetncias que vcs não leem) 2^21 dai para transformar em quibibates dividimos por 2^10
      o que resulta em 2^21 dividido por 2^10 = 2 ^11 pois aplicando a propriedade da divisão subtraimos os expoentes.

      Excluir
  3. me passa a Respostas dessa perguntas aqui que eu vou passar Por Favor...
    2 mebibytes em quibibytes?
    16 gibibytes em bytes?
    1 quibibyte em mebibytes?
    10 tebibytes em bytes?
    32 quibibytes em gibibytes

    ResponderExcluir
  4. valeu professor eu estava louco procurando isso e vc encinou tudo oque eu queria saber bons estudos para vc e fui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudá-lo.Só vou dar um toque na L.P. ,pois ensinar se escreve com "S" . Ok agora vc não erra mais.Abraços e bons estudos.

      Excluir
  5. E ser for16 gibibytes em bytes ?

    ResponderExcluir