quarta-feira, 28 de julho de 2010

Matemática na antiguidade.

A matemática é a ciência que estuda as relações entre números, formas, grandezas e as operações com todas essas relações.Ela evoluiu de acordo com as necessidades do Homem.Veja:
18.000 a.C. - O osso de Ishango( uma fíbula de balbuìno) contendo riscos feitos pelo homem que indicam um processo de contagem.
7.000a.C. - O homem inicia o processo de sedentarismo dedicando-se a agricultura e pecuária(contagens simples) formando pequenas comunidades.
3500a.C. à 3000a.C - Babilónios e Egípcios desenvolvem uma forma de escrita.
1800a.C. - Os sumérios, que habitavam o oriente médio, desenvolvem o mais antigo sistema sistema numérico conhecido.Em vez dos dez algarismos de hoje(0,1,2,3,4,5,6,7,8,9), o sistema caldeu tinha 60 símbolos.É por isso que uma hora é dividida em 60 minutos, e o dia e a noite em 12 horas, pois 12 é a quinta parte de 60.E o ano é dividido em 12 meses pelo mesmo motivo e se observarmos o circulo tem 360° que nada mais é do que seis vezes 60.
625 a.C. - Tales de Mileto , grego , filosofo, geômetra , astrônomo, físico, politico e comerciante.Foi o primeiro a chamar a atenção ao aspecto abstrato dos objetos tirando o foco da visão material para a visão do objeto em nosso pensamento.Desenvolveu o teorema de Tales base da regra de tres onde tudo é proporcional a algo.
520a.C - O matemático grego Eudoxo de Cnido(400-350a.C) desenvolve uma ideia para os números irracionais.São frações que não podem ser escritas na forma usual, como quatro quintos que é quatro dividido por cinco ou três quartos.Um exemplo é a raiz quadrada de 2 , não existem dois números que divididos um pelo outro dê esse resultado.Para escrever esse resultado seria praticamente impossível , pois possui infinitos algarismos, por isso deixamos de uma forma aproximada 1,4142135...
Os gregos - O filosofo e matemático Pitágoras(580-500a.C) cria a sociedade pitagórica um misto de religiosidade com embasamento em números e conhecimentos secretos.Seu nome é por demais conhecido, graças ao seu famoso teorema de Pitágoras(a² =b² + c²) , mas ele desenvolveu muita coisa na geometria, música e astronomia .
300a.C - A geometria da antiguidade desponta com o grego Euclides, morador de Alexandria, ele centraliza todos os conhecimentos acumulados até então pelo seu povo, nos últimos 200anos e junto com vários teoremas que ele demonstra escreve o livro chamado "Os elementos"
250 a.C. Saindo da tradição grega, focada na geometria, Diofante(sec.III) inicia um estudo minucioso de variados problemas numa área da matemática hoje chamada de Álgebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário