sexta-feira, 2 de abril de 2010

Nanotecnologia e as potências de base dez com expoentes negativos.

No mês de Março de 2010 , trabalhando com notação cientifica conhecida também por potência de base 10.Deparei-me com uma indagação e sem titubear perguntei aos pupilos da sétima série. O que é nanotecnologia? A resposta foi um silêncio absoluto e um ar de espanto.Então como preparação para potências de base dez com expoente negativo, comecei minha explanação.
A nanotecnologia é o desenvolvimento da ciência de sistemas em escala nanométrica ou seja a tecnologia que desenvolve e produz coisas bem pequenas em uma escala chamada de nanômetro cujo o símbolo é nm e representa 1 bilionesimo do metro (dez elevado a menos 9) ou 0,000000001 m , um número muito pequeno. As escalas nanométricas têm tamanhos que variam de 1 a 100 nm. A nanotecnologia representa a industrialização e desenvolvimento de objetos muito pequenos como a fabricação de uma motor de 0,38 mm de diâmetro ou a organização de átomos individuais de maneira a ser possível ate escrever nomes com os átomos .Esta tecnologia ainda é muito recente e ainda esta se desenvolvendo, foi anunciada em 1959 pelo físico norte-americano Richard Feynman (1918-1988) ele usou a frase “ Há muito mais espaço lá embaixo” referindo-se a nova relação do homem com o conhecimento da matéria(átomos) .Como podemos observar no desenho( simbólico ) acima, é possível construir um motor menor que uma formiga e essa tecnologia será usada na medicina , física, química e na biologia.
A nanotecnologia é uma proposta de industrialização tecnológica com três objetivos principais:
1) Posicionar essencialmente cada átomo em seu devido lugar.
2) Fazer com que quase qualquer estrutura seja consistente com as leis da física e da química permitindo especificá-la com detalhe atômico.
3) Ter custos de fabricação que não excedam largamente os custos da matéria-prima e energia necessários.
Parece que a matemática entende DEUS com muita perfeição e nos deixa o legado das potencias para representar o macrocosmo através das grandes potencias de 10 com expoentes positivos e o microcosmo com as potencias de 10 com expoentes negativos .Podemos dizer que tanto no espaço universal como no espaço atõmico encontramos semelhanças e desigualdades que se mantém em uma ordem caótica e regida por leis próprias que ainda estamos por entender e aprecia-las .Meus caros alunos , para aqueles que estão me ouvindo , alguma pergunta?

Um comentário:

  1. Muito interesante,adorei pakas!*--*
    ASS:Kamilla 7°A

    ResponderExcluir