quinta-feira, 8 de abril de 2010

O computador e as potências de base 2 e 10 .

Fig.01
Entendendo a potência (matemática) nos computadores.

No filme “Tempos moderno” de Charles Chaplin, rodado no inicio do século XX , mostra a modernização do processo industrial através da mecanização e tecnologias que mudaram a vida social e econômica do homem .
Hoje nosso processo de modernização se dá através da tecnologia e uso de computadores, os quais estão presentes em nossas vidas e vieram para ficar.Em todos os locais deparamos com um computador , sendo que acabaram por chegar em nossos lares trazendo o mundo ao nosso alcance.Mas, como funcionam esses pequenos gigantes?
A matemática possibilitou essa nova tecnologia, através das unidades de memória , as quais são muito conhecidas nos dias atuais, os termos megabytes ou gigabytes são comumente usados por aqueles que têm um mínimo de contato com um computador.
Falarmos em disquete de 1,44 MB , CD de 700 MB ou DVD de 4,7 GB, entre outros.Porém , quando falamos em termos de múltiplos do byte há certa confusão. Na ciência da computação o byte é uma unidade básica de armazenamento de memória no computador e é composto por 8 bits. O bit é a abreviação de Binary digit, do inglês e significa digito binário, sendo a menor unidade lógica de armazenamento de informação que pode ser transmitida a um computador. O valor do bit é determinado pelo estado de um dispositivo eletrônico interno do computador, chamado de capacitor. Este componente eletrônico só consegue entender a linguagem binária ou seja 0 e 1 ou descarregado e carregado.Os primeiros computadores tinham apenas alguns bytes de memória e começaram a retratar a capacidade de memória através do SI (sistema internacional de unidades) adotando o quilo para representa 1000 , mas com o avanço tecnológico passaram de Quilobyte (KB) para Megabytes (MB) , gigabytes (GB) , terabytes (TB) cheganto ao petabytes (PB), veja que é neste momento que a confusão começou a se avolumar, pois no inicio 1 KB que é igual a 1000 bytes apresentava uma pequena diferença em relação aos números binários, os quais utilizam potências de base dois, devido ter apenas 0 e 1 , então a representação de potência de base 2 mais próxima de 1000bytes(1KB) é 2¹°- dois elevado a dez (1024 bytes) apresentando 2,4 % de diferenças entre os valores, com o aumento da capacidade , esta diferença quase insignificante foi aumentando de acordo com a capacidade , veja que 1 TB que é 1 quatrilhão de bytes representa 2 elevado a 40 ou seja 1.099.511.627.776 o que apresenta uma diferença de 9,9%.Dai a necessidade de criar uma unidade mais especificas para lidar com a capacidade de armazenamento. Veja a tabela comparativa(fig.01)
O comércio ainda usa os termos do S.I. e os fabricantes o sistema binário.
Posteriormente explicarei o funcionamento do sistema binário.

10 comentários:

  1. sou aluno da escola Ondina de Santo André e queria saber mais sobre o texto email para contato stoppa_26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Alunos da escola Ondina , Santo André , gostariamos de receber mais informações sobre esse assunto , e temos uma duvida , quantos bit's existem em 1 gigabyte ( gb ) ? Gostamos muito de seu blog .

    E-mails : tati_vitorello@hotmail.com
    gabrielgiugliodori@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. (Alunas:Beatriz e natalia, da escola:Ondina Riveira Miranda Cintra .Santo André -SP)
    Gostamos muito do seu site , queremos se aprofundar mas.Saber mais coisas,sobre o computador e a potencia de base 2 e 10.
    Parabéns pelo trabalho nota 10 para voce. Um exelente professor.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. olá,
    sou aluna do Ondina R M Cintra e gostaria de saber mais sobre o texto acima e gostaria que me explicasse melhor algumas questões da apostila de matemática:
    pra transformar 10 megabytes em bytes; 1 gigabyte em quilobytes; 100 quilobytes em gigabytes; 20 terabytes em megabytes; 1 megabyte em terabytes.
    E também essas: 2 mebibytes em quibibytes; 16 gibibytes em mebibytes; 10 tebibytes em bytes; 32 quibibytes em gibibytes.
    (porque havera uma prova pra nós)
    Obrigada!
    OBS.: e-mail : leticia_gambi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. oi professor queria saber mais sobre este assunto por que vamos ter prova dia 5/04. terça-feira matemática.
    E.E.prof ondina rivera miranda cintra
    email:debora-rangel15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. ooi. sou aluna da escola Ondina R M Cintra e vou ter uma prova e gostaria de saber mais de como transformar megabytes em bytes; gigabyte em quilobytes; quilobytes em gigabytes; terabytes em megabytes; megabyte em terabytes.
    E também essas: mebibytes em quibibytes; gibibytes em mebibytes; tebibytes em bytes; quibibytes em gibibytes.
    e tambem sobre base binaria e base decimal.
    obrigada.

    email: t.lyonel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Sou aluno do colégio Pio Doze e queria saber como transformar MB, GB, TB, PB, EB, ZB, YB em KB com potenciação de base 2

    ResponderExcluir
  8. nao entendi nada pq eu quero nao encontrei

    ResponderExcluir
  9. Que bom ter ajudado alguns de vocês.O meu objetivo é fazer com que todos entendam. Este é um assunto que requer muito conhecimento de potência e conceitos de divisão e multiplicação. Tentarei em breve criar um novo método para os que não entenderam,mas lembre-se na vida nada vem mastigado.

    ResponderExcluir