sábado, 27 de março de 2010

Breve relato sobre potências.


Breve relato das potências .



O homem na busca do conhecimento matemático e sempre ousando para facilitar o seu cotidiano, acabou por se preocupar inicialmente com os cálculos mais simples possíveis , a medida que o homem evolui suas necessidades aumentam e com ela o seu conhecimento .Neste contexto sugem grandes personagens que contribuíram e muito para chegar onde chegamos.Uma dessas personagens é Arquimedes Esse matemático que viveu no século 3 a.C. e fez importantes contribuições tanto no desenvolvimento teórico, como prático da ciência. Arquimedes era uma pessoa curiosa quanto a representação da natureza e o meio em que vivemos, em uma de suas observações , ele indagou quantos grãos de areia seriam necessários para preencher o universo. Em sua época, o Universo era considerado um sistema de esferas com o mesmo centro: o Sol. Os planetas estavam fixados na superfície de cada esfera. Ele iniciou o calculo do diâmetro dessas esferas, Arquimedes calculou o volume do Universo e o volume médio de um grão de areia. Efetuou a divisão final e obteve como resultado um número muito,muito grande. Não poderia usar os números habituais para escrever esse número, pois resultaria num extenso e incompreensível conglomerado de algarismos.
Nos cálculos dele apareciam sempre contas de multiplicar em que o número 10 aparecia repetidas vezes. Fazer contas com aqueles números enormes era muito difícil. Decidiu construiu, então, uma tabela e elaborou um método de escrever números grandes, utilizando algarismos especiais, que ele chamou de "miríades" - e que hoje conhecemos como expoentes.
N° de vezes que o dez aparece como fator Resultado
1 10
2 100
3 1000
4 10000
5 100000

Após muitos cálculos ele chegou a conclusão de que o n° de grãos necessário para preencher a esfera do universo seria de 10 elevado a 51 .
Com isso, desenvolveu a base e as propriedades das potências , as quais nos ajudam a lidar com números muito grandes ou muito pequenos.Como a velocidade da luz que é de 300.000.000 m/s (lê-se : trezentos milhões de metros por segundo) ou 3 . 10 elevado a 8 m/s ou como o tamanho de um vírus 1 . 10-9 cm que é 0,000000001 cm.A area cientifica e financeira são as que mais utilizaram e utilizam este importante conceito.

2 comentários:

  1. muito interessante! adorei e finalmente consegui entender curti pakas! parabens

    ResponderExcluir
  2. ñ gostei pois o q eu queria seber ñ é isso
    por isso me desculpo pois ñ gostei da sua explicação

    ResponderExcluir